COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

Esquecimentos durante a gravidez sâo normais?

26 junho 2012


Descubra por que sua memória na gestação parece não ser mais a mesma
 Shutterstock













Sabe aquele momento em que parece que deu branco total? Uma hora é o aniversário daquela amiga querida que passou batido. Em outra, são as chaves do carro que você não acha... Se você anda apelando para São Longuinho para encontrar as coisas, não se desespere! A falha de memória acontece com a maioria das gestantes. Até mesmo com a cantora Jennifer Lopez. Durante a coletiva de lançamento do filme O que Esperar Quando Você Está Esperando, que aconteceu no mês de maio em Los Angeles, ela revelou que, durante a gravidez dos gêmeos Max e Emme, 4 anos, esquecia até a letra das próprias músicas e pedia ajuda do público para cantar.
Para os médicos, não há uma causa específica para esses esquecimentos, e sim hipóteses. Segundo o neurologista Ivan Okamoto, do Hospital Albert Einstein (SP), memória fraca na gravidez é quase uma lenda. "A tempestade hormonal até pode contribuir para esses esquecimentos passageiros, mas não há nada que comprove isso”, diz Okamoto.
Por isso, o consenso entre os especialistas está na mudança no foco de atençãoneste momento. Dá para entender facilmente. Diante da ansiedade da gravidez e do bebê que está prestes a chegar, as tarefas do dia a dia começam a ficar menos interessantes, certo?

Além da mudança de atenção, uma das explicações para você ter esquecido a letra da sua música favorita ou o nome daquele filme incrível que viu no fim de semana pode ser o estresse. Para o obstetra Gustavo Kroeger, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP), a preocupação com as alterações do corpo e o planejamento para a chegada do bebê influenciam e muito na memória das gestantes.
“Alguns estudos mostram que as grávidas no fim da gestação têm a memória curta mais comprometida do que as que estão no início da gravidez”, diz o obstetra. O motivo seria a dificuldade em encontrar uma boa posição para dormir, a sensação de estômago apertado e a respiração mais curta após o sétimo mês. Esses desconfortos, somados ainda à ansiedade para o nascimento do filho, fazem com que a mulher fique mais estressada, o que compromete a sua memória
Dê uma força

Enquanto seu bebê não nasce, você pode fazer alguns exercícios para melhorar sua memória. Lembre-se de que seu cérebro é como um músculo – quanto mais usa, melhor fica. 

Ter uma rotina, ler, estudar, anotar seus compromissos e manter a cabeça ocupada são as principais armas para atacar o problema. Exercícios físicos também são indicados, já que liberam endorfina e, assim, amenizam o estresse. Mas lembre-se de consultar o seu médico antes de se matricular em uma academia.
Uma dieta equilibrada também é importante. Evite alimentos gordurosos e fracione sua alimentação em seis pequenas porções para não ficar com a sensação de estômago vazio e mal-estar.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita em nosso blog.