COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

GRAVIDEZ - Ideias para curtir ainda mais os nove meses e o pós-parto

27 junho 2012


Mexa-se! (por você e pelo bebê)
Que praticar uma atividade física faz bem durante a gestação você já sabe, não é? Um novo estudo, feito pela Universidade de Medicina John Hopkins (EUA), constatou que os exercícios ajudam também o coração do bebê. A pesquisa, com 45 gestantes entre 28 e 32 semanas, mostrou que a prática moderada contribui para diminuir os batimentos cardíacos do feto, um sinal de boa saúde do coração, o que representa menos chances de problemas cardiovasculares no futuro. “Além disso, auxilia no controle do ganho de peso, fortalece a musculatura, diminui as dores e melhora a qualidade do sono. E quando se exercita, a grávida libera endorfina, hormônio que causa bem-estar também para o bebê”, afirma Helena Junqueira, ginecologista e obstetra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP). Ficou animada? Então, a primeira coisa a ser feita é conversar com seu obstetra. Mesmo quem nunca praticou pode começar. Em geral, os exercícios na água, como natação e hidroginástica, que têm baixo impacto, são os mais indicados para gestantes.
Tracy Frankel/gettyimages
Protegida contra a gripe
Se você está grávida e não se vacinou contra a gripe, inclua essa tarefa na sua agenda. O melhor é tomar a picadinha entre abril e maio, assim, seu organismo cria anticorpos contra a doença, em alta no outono e inverno, estações em que a concentração do vírus influenza é mais predominante. Não é excesso de cuidado, não. Durante a gravidez, a sua imunidade diminui, e o risco de desenvolver formas graves da doença é maior, o que pode interferir no desenvolvimento do feto. Vale lembrar que estudos já mostram que os anticorpos da mãe passam pela placenta para o bebê, protegendo-o nos primeiros meses de vida. Outro benefício é que a chance de você ficar gripada no pós-parto é menor, evitando, assim, transmitir a doença para ele. A vacina contra a gripe é segura e pode ser tomada em qualquer período da gestação. É gratuita na rede pública – este ano, a campanha está prevista para o início de maio. Nas clínicas particulares, a dose custa cerca de R$ 70.
Sem pressa para nascer
Espere entrar em trabalho de parto. Vários estudos já mostram o risco da cesárea agendada, e uma pesquisa recente, publicada na Inglaterra, constatou que mesmo bebês que nascem entre a 37ª e a 38ª semana de gestação, já considerados “prontos”, podem ter problemas de saúde. A pesquisa, que envolveu mais de 18 mil crianças, avaliou a altura, o peso e o IMC, além de outros aspectos, aos 9 meses, 3 e 5 anos. E constatou que, em comparação às crianças cujo parto aconteceu a partir da 39ª semana, tanto os bebês nascidos entre a 32ª e a 36ª semana (prematuridade moderada e tardia, respectivamente) quanto os que nasceram entre a 37ª e a 38ª precisaram ser hospitalizados com mais frequência nos primeiros meses de vida do que os que nasceram no tempo certo. Isso porque, em alguns casos, pode haver um erro na data prevista para o parto e, assim, o bebê nasce prematuramente.
Leanne Temme/getty images

























0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita em nosso blog.