COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

Transportando bebês e crianças

19 dezembro 2012


Transportar crianças da maneria correta evita multa, mas o principal é que garante a segurança delas. A multa é algo de menor importância diante da tranquilidade de uma família.

Infelizmente, os acidentes de carro são a maior causa de mortes de crianças entre zero e 14 anos. O bom é que essas mortes podem ser evitadas, basta que as crianças sejam transportadas de maneira correta.
O Código Brasileiro de Trânsito exige que todas as crianças menores de 10 anos andem no banco de trás do veículo e o uso de assentos especiais é obrigatório para crianças de até 7 anos e meio. Mas os cuidados na hora de transportar a criança não param por aí.
Segundo a ONG Criança Segura, que tem como missão promover a prevenção de acidentes de crianças e adolescentes, a melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. "O cinto de segurança é projetado para adulto com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente".
O problema é que muitas vezes as cadeiras de segurança são usadas de forma errada. Esses artigos devem ser certificados e apropriados ao tamanho e ao peso da criança. É importante que a cadeira se adapte devidamente ao veículo e que seja instalada corretamente.
Bebê sentado dentro do automóvel sentado em sua cadeirinha (bebê conforto) - Foto: greenland / ShutterStock
A cadeira de segurança deve apresentar o selo do Inmetro. Esse selo garante que a cadeira de segurança passou pelos testes de colisão.
Os pais também devem seguir à risca as orientações do manual de uso das cadeiras. Cada modelo é desenvolvido de acordo com o peso e a idade do usuário. Se a criança não for colocada corretamente na cadeirinha ou se esta estiver mal instalada no carro, a sua segurança fica comprometida.
Recomendações de segurança para o transporte de bebês e crianças:
  • Trave a abertura das portas traseiras. Use a trava que impede que elas sejam abertas por dentro;
  • Mantenhas os vidros quase fechados. Permitindo apenas a entrada de ar para ventilação;
  • Nunca transporte crianças no colo;
  • Nunca transporte crianças no porta mals e caçambas;
  • Nunca coloque duas ou mais crianças no mesmo cinto de segurança;
  • Nunca utilize o cinto de adultos em crianças.
Existem várias soluções de segurança para transportar o bebê ou a criança, tais como, cadeirinhas especiais e banquinhos auxiliares ("booster"). Procure pela opção que melhor se adapta ao seu caso e boa viagem.
Para crianças de até 1 ano: bebê conforto (sempre virado de costas para o motorista, ou seja, o bebê viaja olhando para a aprte traseira do veículo);
Para crianças entre 1 ano e 4 anos: cadeirinhas;
Para crinaças entre 4 anos e 7 anos e meio: assentos de elevação (booster);

Até 1 ano de idade a criança deve  ficar na cadeirinha sempre virada de costas para o banco da frente.

Só comece a dirigir se todos estiverem em seus devidos lugares com os cintos de segurança colocados.

Só retire os bebês e as crianças dos cintos e assentos se você chegou a seu destino e está com o carro parado e desligado.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/transportando-bebes-e-criancas/

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita em nosso blog.